ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL/VOCACIONAL

     A orientação profissional, também conhecida como orientação vocacional, é um trabalho realizado por psicólogos especializados que tem por objetivo auxiliar os jovens e adultos na escolha de sua futura ou nova profissão, ou mesmo aqueles que buscam uma recolocação no mercado de trabalho e autoconhecimento, sendo feito em atendimentos individuais, que incluem atividades e testes psicológicos que propiciam o autoconhecimento, o conhecimento profissional (atividades profissionais, informações relativas aos cursos, instituições e mercado). Analisando também a organização dos principais critérios que norteiam essa escolha e a estruturação de um projeto de vida que possa aliar as expectativas pessoais e profissionais.

  A ideia de carreira também é trabalhada, propiciando ao adolescente ou adulto, a capacidade de entender que esta é procedente de uma série de escolhas ao longo da vida. A orientação profissional ou vocacional é um trabalho específico para quem está em dúvidas em relação a qual curso universitário cursar ou carreira seguir, afinal escolher uma profissão é decidir sob uma identidade social. Por isso utilizo uma metodologia completa, baseada em técnicas e ferramentas de PNL (Programação Neuro Linguística) e Psicologia da Gestalt.   Nos encontros são realizados testes vocacionais, e métodos de análise que propiciam a reflexão sobre o autoconhecimento, os objetivos pretendidos e as formas de alcançá-los. Aprimorando assim o conhecimento sobre suas vocações, habilidades e competências, bem como uma avaliação do mercado de trabalho atual e futuro.

Realização pessoal, profissional, felicidade, redução da angústia que envolve a escolha de uma profissão, tomada de decisões mais seguras, aumento das chances de sucesso, são alguns benefícios da Orientação Vocacional.

Fazer uma escolha consciente é ter paz de espírito.

profissional orientação vocacional campinas