Buscar
  • Carol Cruz

Ansiedade

Aquela que consome nossos dias, nossas noites de sono, nossos segundos, que parecem horas.

Ansiedade negativa causa, dependência, causa dor, angustia, e diversos sentimentos que não nos levam a lugar algum.

Ansiedade positiva impulsiona, trás atividade, alegria, satisfação, e nos faz crescer e produzir.

Então agora vamos entender melhor cada uma delas?

A ansiedade negativa causa dependência, pois é no momento que ela vem, e ainda não estamos preparados para lidar com esta, que nos tornamos dependentes de remédios (ansiolíticos), drogas diversas (licitas ou ilícitas), nós trás um sentimento de impotência e incapacidade, pois ela nos trava, é como uma panela de pressão com os buracos para sair a pressão tapados. Ai vem a angustia, por querer, por estar sentindo tudo isso, e não saber o que fazer, não conseguir direcionar toda esta energia ao que de fato gerasse satisfação.

Está ansiedade vem por falta de conhecimento de nós mesmos, não conseguimos direciona-la por não nos conhecer, por não saber, de fato, o que nos traria satisfação e calmaria naquele instante.

A ansiedade positiva, é aquela que nos faz ser produtivos, que direciona toda a energia para algo que traz prazer e satisfação. Para chegar nela é preciso se conhecer, conhecer o interior da panela de pressão, saber separar as coisas que tem dentro e poder escolher o que e quando deve sair. Chegar neste nível é lindo, pois é um autoconhecimento independente que traz muita satisfação.

Então, se reconhece em algumas destas ansiedades? Se sim, parabéns! Identificar é se reconhecer e assumir a responsabilidade de que, talvez, você precise parar e olhar para sua panela, e se precisar, pedir ajuda para separar e entender o que está dentro dela, antes que exploda.

(Carol Cruz)

#ansiedade #depressão #autoconhecimento #psicologia #gestatterapia

25 visualizações