Buscar
  • Carol Cruz

Porque terapia é semanal?

Inicialmente, para que a terapia possa ajudar, se faz necessário que os encontros sejam semanais. Uma sessão semanal é ideal, pois neste tempo você poderá refletir sobre o que foi dialogado, sobre as ideias propostas na sessão, aplicar as sugestões oferecidas e analisar a si mesmo nesse processo. A frequência semanal oferece um acompanhamento próximo do seu dia a dia, de como o você vem apresentando sintomas ou dificuldades, de como isso repercute em sua vida e se está conseguindo colocar em prática o que é trabalhado nas sessões. Assim, a terapia é um processo que ocorre com continuidade, uma construção sessão por sessão.

Não é habitual a terapia começar de forma quinzenal ou com uma ida ao psicólogo por mês, pois no início do processo o profissional está te conhecendo, avaliando e entendendo o que se passa contigo e os dois estarão construindo o vínculo terapêutico.

O espaçamento maior normalmente é indicado quando o cliente já se encaminha para um processo de alta, ou ao chegar num momento da terapia em que já trabalhou a maior parte das suas demandas e alcançou progressos significativos, o que permite que o acompanhamento seja mais espaçado. Inicialmente, para que a terapia possa ajudar, se faz necessário que os encontros sejam semanais. Uma sessão semanal é ideal, pois neste tempo você poderá refletir sobre o que foi dialogado, sobre as ideias propostas na sessão, aplicar as sugestões oferecidas e analisar a si mesmo nesse processo. A frequência semanal oferece um acompanhamento próximo do seu dia a dia, de como o você vem apresentando sintomas ou dificuldades, de como isso repercute em sua vida e se está conseguindo colocar em prática o que é trabalhado nas sessões. Assim, a terapia é um processo que ocorre com continuidade, uma construção sessão por sessão.

(PsiCarolCruz)


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo