psicologa campinas - psicoterapeuta campinas - terapia campinas - psicologo campinas - psicoterapia campinas

psicologa campinas - psicoterapeuta campinas - terapia campinas - psicologo campinas - psicoterapia campinas

TERAPIA PARA CASAIS

    O objetivo geral da terapia para casais é diminuir os conflitos, buscando o autoconhecimento e evolução dos indivíduos envolvidos de forma individual e mútua, promovendo melhor qualidade de vida e de boa convivência familiar. 

   O psicólogo tem a função de intermediar e orientar, sem influenciar na essência do casal, mas sempre buscando focar no que o casal busca e no que estes consideram importante para sua boa convivência. Ajudará também a promoção de diálogos e reflexões que auxiliarão na boa convivência e conhecimento, onde a evolução ocorre a cada sessão terapêutica. Que promoverá comunicação de respeito, clareza sobre os conflitos como oportunidade de evolução, entendimento sob a corresponsabilidade, o autocontrole,

a maleabilidade, paciência e a procura mútua por soluções satisfatórias. Que em contraponto também ajudará a evitar acusações, o foco exagerado nos problemas, as explicações sem escuta, os comportamentos de evitação, as negações e isolamentos, a agressividade, provocações e a negatividade.

    A terapia de casais pode ocorrer em relações formalizadas, namorados ou mesmo casais que mesmo separados buscar reatar. Em todos os casos ambos os envolvidos devem querer participar para assim ser realizado um trabalho eficaz. Não existe um momento específico para buscar a terapia, esta decisão cabe ao casal.

    Recomenda-se que antes de qualquer tomada de decisão definitiva a ajuda seja buscada, nunca é tarde demais, mas o quanto antes começarem a reparar os danos do barco, menos remendos este terá, mais difícil este afundará e se precisarem abandoná-lo que possam parar na praia e desembarcar em segurança. assim ninguém precisará pular no mar.

    De acordo com pesquisas o índice de êxito da terapia de casais é de cerca de 70%. Contudo, a eficácia aumenta quanto antes a ajuda for recorrida: no máximo dois anos após os primeiros problemas aparecerem.

terapia de casal, terapia pra casal, terapia da família